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Como viver a terceira idade com mais disposição?

Ter disposição, qualidade de vida e hábitos saudáveis refletem benefícios no presente e futuro. Nosso corpo sofre desgaste natural no decorrer dos anos, e adquirir uma rotina ativa ajuda a chegar na melhor idade com a mente, coração e o corpo saudáveis ou a torná-los assim, e isso já é motivo suficiente para criar bons hábitos desde já, ou para começá-los na terceira idade mesmo.


Separamos um check-list para vivenciar a melhor fase da vida com excelência e disposição:

1 – Praticar uma rotina de exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos promove e protege a saúde mental e física em todas as idades. Especialmente na terceira idade, auxilia na flexibilidade, resistência e amplia a segurança no desenvolvimento de atividades diárias. Recomenda-se evitar exercícios pesados e esportes de impacto. Caminhada, hidroginástica, ou exercícios similares talvez sejam a melhor pedida para começar ou continuar a prática de atividade física.


2 – Alimentação balanceada e saudável

A alimentação saudável é essencial para garantir o bom funcionamento do corpo. Evitar excesso de sal, alimentos muito gordurosos, temperos e alimentos industrializados é o recomendado, assim como, também recomenda-se abusar de alimentos e temperos naturais. Incluir frutas, verduras e vegetais na dieta é essencial.


3 – Hidratar-se 

Manter-se hidratado é primordial para um estilo de vida saudável e bem disposto. Isso aplica-se a qualquer idade, mas na melhor idade, manter o hábito de beber água ganha maior destaque. Com o avanço da idade, a quantidade de água no organismo reduz aumentando as chances de desidratação e todos os sintomas causados por isso. Em dias quentes, comuns no verão, a atenção na hidratação deve ser redobrada, já que soma-se a desidratação causada pela idade à causada pelas altas temperaturas.


4 – Ter boas noites de sono

Evitar bebidas com cafeína, cigarro e álcool próximo do horário de dormir, como também refeições pesadas ou ingestão de muito líquido, contribui para uma boa noite de sono. Quando se deitar, procure ter pensamentos agradáveis e relaxar para pegar no sono mais rápido. Ter disciplina também é um fator que auxilia a ter uma boa noite de sono: possuir um horário para dormir e para acordar, e ter um ritual pessoal para se preparar para o momento.


5 – Acompanhamento médico e check-ups com frequência 

O acompanhamento médico nesta idade é tão importante que possui até uma especialidade médica específica: a Geriatria. O envelhecimento impacta o corpo de diversas formas, alterando inclusive a forma de lidar e tratar doenças, por isso, se manter atento aos sintomas e ser acompanhado por um profissional é tão importante, realizando os check-ups conforme solicitado pelo médico de forma a garantir que tudo está dentro dos conformes.


6 - Estimular o raciocínio

Não só o corpo, mas a mente também deve ser exercitada para manter a lucidez, a atenção e a memória. Jogos, relacionamentos, hobbies e atividades diárias são ferramentas que você pode utilizar para estimular o raciocínio e exercitar a mente.


7 - Ter vida social ativa

Por último, mas não menos importante, a vida social ativa é um dos pilares do envelhecimento saudável. A participação social, ou seja, o engajamento em situações  sociais, recreativas, culturais, intelectuais ou espirituais que dêem significado à vida e promovam um sentimento de realização e de pertencimento, é essencial para uma velhice saudável, reduzindo o risco de mortalidade, depressão, suicídio e a melhora do bem-estar e qualidade de vida.


Aderir a essas mudanças pode ser desafiador. É preciso equilibrar o bem-estar e a independência da melhor idade, redobrando a atenção e o cuidado necessários à saúde. 


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